Compartilhando boas idéias, já conhece o “Movimento Separe. Não Pare“?
A ONU Meio Ambiente e a Coalizão Embalagens, formada por 23 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, lançaram em Agosto na Casa da ONU, em Brasília (DF), o movimento “Separe. Não Pare” com o objetivo de informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos.
A coalizão tem como missão reduzir em 22% a quantidade de embalagens assim como outros tipos de plásticos que são encaminhados para aterros sanitários no Brasil até 2018 seja as sobras dos envelopes de segurança, ou filme stretch por exemplo, o objetivo é fazer a correta separação. Para atingir esse resultado, ressalta a responsabilidade compartilhada, tão disseminada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos com a participação de empresas, prefeituras e da população. Um dos focos é sensibilizar a sociedade sobre a separação do lixo doméstico em orgânico e reciclável e destinar corretamente para catadores do bairro, em pontos de entrega, ou por caminhões de coleta seletiva.
Movimento ‘Separe. Não pare.’
A divulgação será feita por uma campanha digital, desenvolvida pelo Grupo TV1, com a participação de influenciadores e o portal informativo www.separenaopare.com.br. Nele, a população pode encontrar conteúdos como o passo a passo da separação e o descarte correto de diferentes tipos de embalagens; onde encontrar pontos de entrega; iniciativas já existentes; detalhes sobre quais materiais são recicláveis ou não, entre outros.
O movimento começará como um projeto-piloto na cidade de São Paulo. Entre as ações que serão realizadas, estão a distribuição de panfletos informativos para a população e colaboradores das empresas participantes da coalizão, além de parceria com o SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) para comunicação direta com os condomínios.
A campanha também ressalta a importância da ação dos catadores na cadeia da reciclagem. Eles são responsáveis por mais de 50% do material recolhido e encaminhado às cooperativas, em São Paulo, e têm papel fundamental na cadeia. Atualmente, cerca de 80 mil pessoas trabalham em cooperativas e associações de catadores. Assim como mostra o nosso post sobre a reciclagem de aparas de plástico e cooperativas que fazem a coleta no Brasil.
Continue lendo a publicação completa no site da ONU…
Trechos da publicação por ONUBr: https://nacoesunidas.org/
Fonte 2: https://separenaopare.com.br/
Pingback: Reciclagem de Aparas de Plastico e Pontos de Coleta - Blog Reembale
Pingback: Blog Reembale! Os 4'Rs da Sustentabilidade e sua Importância